segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Marabá e Altamira recebem pela primeira vez o Mutirão da Economia da Celpa <

A ação beneficiará 480 famílias de baixa renda no Sudoeste paraense dentro do projeto de eficiência energética da Celpa

O projeto de eficiência energética da Celpa chega aos municípios de Altamira e Marabá, nas regiões centro-oeste e sudeste do estado. Em cada cidade deverão ser substituídas 240 geladeiras ineficientes por novas, e 1.600 lâmpadas incandescentes por fluorescentes.

O cadastro das famílias interessadas em participar do Mutirão terá início na próxima segunda-feira (21) e seguirá até a sexta-feira (24) seguinte. Em Altamira, este cadastro será realizado na rua 1º de maio, no bairro Brasília. E em Marabá, na rua 26 de julho, esquina com Av. Paraiso – bairro da Liberdade.

Os nomes dos contemplados serão divulgados no dia 29 de janeiro, numa cerimonia a partir das 18 h, e as geladeiras começam a ser trocadas no dia seguinte, 30 de janeiro. É de responsabilidade do contemplado levar a geladeira e as lâmpadas antigas no dia da substituição.

Para ser contemplado, o cliente deve preencher alguns requisitos, entre eles: estar em dia com os pagamentos de suas faturas de energia; possuir cadastrado na Celpa como Residencial Baixa Renda – que permite um desconto na conta de energia ao inscrito no Cadastro Único do Governo - além de apresentar um eletrodoméstico avariado e antigo.


Concluída a etapa do cadastro, o próximo passo é a visita dos técnicos da concessionária a residência do cliente para fazer uma inspeção no eletrodoméstico. A equipe também distribui cartilhas educativas e verifica se o cliente se encaixa nos requisitos exigidos pelo programa. Nessa etapa será feita uma triagem para definir quais deles terão seus eletrodomésticos substituídos.

Rentabilidade - A Celpa substituiu no ano de 2013, em todo o estado, aproximadamente 3 mil geladeiras ineficientes por aparelhos novos e trocou 20 mil lâmpadas incandescentes por fluorescentes.
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), uma geladeira nova reduz em até 60% o consumo de energia elétrica. A lâmpada fluorescente economiza até 80% da energia demandada por uma incandescente. Economia que impacta positivamente no orçamento das famílias carentes e também na rede de distribuição da concessionária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário