sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Comércio varejista paraense fecha 2013 com saldo positivo de 5,9%

O índice do volume de vendas do comércio varejista do Estado do Pará subiu 5,9%, em 2013. Esse foi o oitavo melhor resultado do País, ano passado. Na avaliação dos últimos 12 meses, entre dezembro de 2012 e dezembro de 2013, as vendas do comércio paraense também avançaram 5,9% e o desempenho do Estado permaneceu entre os dez melhores do Brasil.
O indicador do Estado chegou ao final do ano acumulando 168,9 pontos, a segunda maior pontuação entre todas as demais somadas pelas unidades federadas. Esse desenvolvimento satisfatório se deu, principalmente, devido ao progresso apresentado pelo comércio em novembro (9,7%), mês em o que as vendas do setor mais evoluíram, em 2013. Em dezembro, o índice registrado foi 6,8% superior ao do mesmo período do ano anterior. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou esses números ontem, na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC).
O índice da receita nominal de vendas do comércio do Estado aumentou 14,6% no ano passado atingindo 192,9 pontos. O Pará alcançou a 7ª melhor marca do País, segundo o IBGE. Em doze meses o percentual de variação foi o mesmo. A análise mensal mostrou que a pontuação do indicador, em dezembro, foi 13% maior do que a observada no último mês de 2013. Em novembro, o Pará registrou alta de 16,3% na comparação com novembro do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário