Esta semana, o órgão começou a delinear a programação da Folia de Momo em Marabá, que, segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, este ano será descentralizada tendo quatro palcos fixos nos bairros Liberdade, Morada Nova, São Félix e na Marabá Pioneira.
Antecipando o Carnaval, no dia 22 de fevereiro acontece, no Ginásio Poliesportivo “Renato Veloso”, na Folha 16, o lançamento do abadá do tradicional Bloco Carnavalesco “Vai Quem Quer”, que sai às ruas na Segunda-Feira Gorda, dia 3 de março e este ano, ainda conforme avaliação da Ascom, deve levar às ruas da Nova Marabá, cerca de 20 mil pessoas.
Na Terça-Feira Gorda, 4 de março, o bloco Gaiola das Loucas, sairá da Praça do Novo Horizonte com o arrastão encerrando na Praça São Francisco, no Cidade Nova.
A Ascom informa também que a folia será animada por 12 bandas, três de fora e as demais locais. Na programação ainda haverá o Baile Infantil, sem data marcada, mas com lugar certo: Bairro Santa Rosa; e, no dia 15 de março transcorre o Baile da Licam (Liga Carnavalesca de Marabá), com eleição da Rainha do Carnaval e entrega da chave da cidade ao Rei Momo.
Gaiola
Com mais de 30 anos de fundação em Marabá o Bloco “Gaiola das Loucas”, segundo seu presidente, Raimundo Alves Neto, inicialmente desfilou apenas com quatro integrantes em Marabá. Décadas depois, já no Carnaval do ano passado, a Polícia Militar contabilizou mais de 5 mil brincantes.
Fundador do bloco, Neto afirmou que a cada ano a coordenação procura melhorar cada vez mais a atração, “porque o bloco tem tomado uma dimensão inesperada”.
Raimundo Neto ressaltou que se trata de um bloco de acesso onde as pessoas podem ir e levar também a família. Durante décadas, de acordo com a coordenação do evento, nunca houve uma ocorrência de grande vulto. “Evidentemente que sempre há um problema aqui outro ali, porque há bebida no meio e devido à quantidade de pessoas”, disse, complementando: “Mas nada que pudesse tirar o brilho do nosso desfile”.
“Estamos trabalhando desde outubro do ano passado para fazer uma estrutura melhor. Nos esforçando para que o folião se sinta melhor e brinque com as bandas. Além do som automotivo”, salientou Raimundo Neto.
O abadá do “Gaiola das Loucas” vai custar R$ 15 e tem alusão a Copa do Mundo, bem como ao centenário de Marabá. (Emilly Coelho e Eleutério Gomes)
Nenhum comentário:
Postar um comentário